A oficina de cerâmica da Kodomo no Sono

A comemoração de 20 anos da Kodomo-no-Sono, em 1979, foi marcada pela inauguração das instalações da oficina profissionalizante de cerâmica, projeto que iniciara há dois anos com a introdução da técnica japonesa em estilo “Shiragaki” pelo professor Morita que veio especialmente do Japão para as orientações e, depois pelo professor Suguimoto.

A construção das obras para a instalação da oficina profissionalizante em outubro de 1978, sendo que em dezembro de 1982 que efetivamente começaram a produção de peças.

Para as atividades dessa oficina foi muito significativo a doação, em abril de 1983, pelo grupo do Japão “Kodomo-no-Sono Ai Ni Te Wo Sashinoberu Kai”, formado em 1981 para colaborar com a construção do Edifício Central da entidade.

É importante destacar que em 1997, a especialista em cerâmica, Akie Tokunaga, por meio da Associação de Intercâmbio Japão-Brasil, durante um ano, atuou como orientadora de cerâmica na entidade.

Atualmente, sob a supervisão de um técnico e orientador, os assistidos desenvolvem atividades que vão desde o preparo da massa até o acabamento das peças. Alguns utilizam torno mecânico, outros, a prensagem manual, colagem de decalques, fundição, esmaltação e queima.

Na oficina são produzidas peças de diferentes tipos – yunomi (xícara para chá), vasos e vários tipos de pratos e travessas. As peças podem ser personalizadas com gravação de nomes, design e pintura conforme pedido do cliente.

Os produtos têm tido boa aceitação no mercado e são vendidos em bazares beneficentes e eventos em que a entidade participa, bem como por meio de encomenda.

Para encomendas e mais informações: kodomo@kodomonosono.org.br

Cerâmica-Kodomo-no-Sono_01
Cerâmica-Kodomo-no-Sono_02
Cerâmica-Kodomo-no-Sono_03
Cerâmica-Kodomo-no-Sono_04