Atividades Terapêuticas

Atividades Terapeuticas Kodomo no Sono

As atividades dos assistidos

Diariamente, orientados por diferentes profissionais, os assistidos participam de uma série de atividades visando o aspecto educacional, como também o trabalho terapêutico produtivo.

Com isso, busca-se oferecer condições para desenvolver e estimular o exercício da independência na vida cotidiana, promover a sociabilidade e responsabilidade no trabalho.


Atividades Terapeuticas Kodomo no Sono

Atividades Terapêuticas

Setor Pedagógico – atividades envolvendo a área artística, coordenação motora, linguagem, comunicação e conhecimentos gerais,

Setor de Psicologia – atendimento individualizado ou grupal visando as questões emocionais, estimulo do potencial e relacionamento com os colegas. Caso necessário, realiza-se o atendimento familiar.

Setor de Fonoaudiologia – proporcionar ao assistido uma atuação linguística a níveis de recepção e emissão, por meio de jogos educativos e lúdicos, atividades pedagógicas, discussões em grupo, músicas e expressões corporais

Musicoterapia – atividade adotada desde 1983 com apoiodos professores da Associação Brasileira de Voluntários em Musicoterapia.

Taiko – atividade orientada por um grupo de voluntários envolvendo os funcionários e os assistidos.


Atividades Terapeuticas Kodomo no Sono

Orientação Vivencial

No cotidiano os orientadores buscam desenvolver o potencial de cada um por meio de diversas atividades, com destaque as:

Educacionais – desenvolvidas em salas de aulas ou biblioteca visando, além da terapia, a aquisição de novos conhecimentos, bem como a manutenção da aprendizagem.

Orientação Vivencial – visa proporcionar uma orientação adequada ao desenvolvimento de suas capacidades e promover mais independência em suas atividades diárias.

Externas – série de atividades no entorno das instalações e voltadas à jardinagem, caminhada, educação física e recreação.

Sociais e de Lazer – objetiva propiciar a aproximação e inserção dos internos são realizados vários eventos e passeios com a participação da família deles ou da comunidade.


Atividades Terapeuticas Kodomo no Sono

Oficinas Terapêuticas Profissionalizantes

Os participantes das oficinas realizam suas tarefas de acordo com suas capacidades, interesse e adaptação. Em geral, são programadas em regime de tempo integral, no entanto, sempre estão previstas algumas horas para a participação em outras atividades (aulas de taikô, musicoterapia e outras atividades educacionais).

Atualmente, essas oficinas terapêuticas profissionalizantes estão organizadas em cerâmica, horta e marcenaria. Podem ser incluídas neste setor as atividades relacionadas ao artesanato, rouparia/lavandeira e cozinha.